segunda-feira, 21 de junho de 2010

Bailarinas

Todas as expressões artísticas são maravilhosas porque libertam, mas nunca testemunhei sensação de leveza e liberdade tão grande como aquela manifestada através da dança. Com palavras escritas é possível criar heróis e vilões, percorrem-se longas distâncias sem sair do lugar. Com a dança o tipo de libertação é diferente. É poder expressar a dor com uma explosão dos braços, poder rodar o mundo com o giro dos quadris, poder alcançar o negro da noite com um salto perfeito sem precisar racionalizar os sentimentos. É seguir a música e deixar-se levar por onde ela quiser, é aprender a flutuar num palco, é dizer com o corpo sem utilizar palavras. É completude de gestos e imensidão de sentidos. De todos os sentidos.
Não é possível reconhecer uma bailarina no meio da rua. Mas não se pode negá-la no palco. O palco transforma. O palco é casa, é você primitivo, é você verdadeiro. Bailarina no palco é criança correndo sem medo de ser pega, sem medo de cair. É criança pulando com a mais pura crença de que realmente pode voar.
Dizer com o corpo é uma das coisas mais belas e mais difíceis que existem. As pessoas são tensas, são contidas, andam encolhidas e com os braços cruzados. Uma bailarina só tem seu corpo para poder se comunicar. Não há como não vibrar com um movimento perfeito e não há como não chorar com mãos suplicando silenciosas. Não há como não desejar estar no meio delas e ser criança brincando de voar entre flores delicadas.
Dizem que bailarinas precisam ter corpos perfeitos, esguios e esbeltos. Quanto a isso, eu não tenho certeza. Já vi moças altas, magras, baixas e rechonchudas tornarem-se bailarinas maravilhosas no palco porque, mais do que terem um corpo perfeito, sabiam dominar seus corpos perfeitamente. Dominavam a linguagem de seus corpos e falavam fluentemente através deles.
Eu nunca seria uma bailarina. A falta de coordenação não me permite muitos progressos com a dança. Não conheço meu corpo tão bem e não o domino do jeito que gostaria e do jeito que seria preciso para ser uma bailarina. Mas eu continuarei desejando ser uma bailarina sempre que as vir no palco, flutuando. Continuarei desejando ser uma bailarina ao vê-las harmoniosas e libertas como lindas borboletas.

2 comentários:

Elen disse...

Eu também gostaria de ser uma bailarina. Sempre desejei saber dançar bem, com toda desenvoltura que o corpo me permitisse.

Bjs.

Bia disse...

ei, esse texto foi pra mim : ) já faz tempo, mas ainda tenho ele bem guardadinho comigo... eu queria ser uma dessas das quais não se pode negar no palco...